O que é a intolerância ao Glutén?
O glúten é uma proteína presente no trigo e em outros cereais, como a aveia, a cevada, o centeio, o trigo emmer, o trigo kamut, o trigo espelta e o trigo triticale. Havendo uma predisposição genética, a ingestão de pequenas quantidades de alimentos que contenham glúten desencadeiam no intestino delgado uma inflamação crónica, que pode ocorrer em qualquer idade. Consequentemente as vilosidades intestinais desaparecem. Este processo é ainda acompanhado por uma série de sintomas que varia de pessoa para pessoa.
Num indivíduo saudável, a parede do intestino é coberta por vilosidades e microvilosidades, cuja função é aumentar a área de absorção de nutrientes no intestinal. No entanto, no celíaco, devido ao glúten, o revestimento mucoso do intestino é danificado e estas vilosidades ficam muito reduzidas. Devido a essa redução da área intestinal a absorção de nutrientes como proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas e minerais, é limitada, originando má nutrição.
A doença celíaca é uma patologia autoimune (falha em uma divisão funcional do sistema imunológico chamada de auto-tolerância, que resulta em respostas imunes contra as células e tecidos do próprio organismo), caracterizada por uma intolerância ao glúten. Esta proteína induz a produção de anticorpos ao glúten, que agem no intestino delgado, danificando-o. Numa pessoa intolerante ao glúten, este provoca danos na mucosa do intestino delgado impedindo uma digestão normal (dificuldade de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água).
A doença normalmente manifesta-se em crianças até um ano de idade, a partir do momento em que começam a incluir na sua dieta alimentos que levam glúten ou derivados. Mas em alguns casos, ela pode manifestar-se somente na idade adulta, dependendo do grau de intolerância. O atraso no diagnóstico pode levar a deficiências no desenvolvimento da criança e a diversas complicações.
Quais os principais sintomas?
Os sintomas principais são os gastrointestinais, como diarreia ou prisão de ventre. Mas são comuns ainda a perda de peso, distensão abdominal, inchaço das pernas, anemias e sinais de desnutrição calórica.
Como poder ser feito o diagnóstico?
Biópsia
Testes serológicos (TGA e EMA)
Teste genético
A doença celíaca é causada pela ingestão do glúten em indivíduos genteticamente predispostos. Embora possam existir outros genes envolvidos na intolerância ao glúten, vários estudos científicos referem que os alelos HLA-DQ2 ou HLA-DQ8 estão fortemente associados à doença celíaca.
Como pode ser feito o tratamento?
O tratamento da doença celíaca é relativamente "simples": uma dieta totalmente isenta de glúten.Uma vez que a alimentação é controlada e a proteína é excluída da dieta, os sintomas desaparecem, na maioria dos casos num curto intervalo de tempo. Logo em seguida, a mucosa do intestino delgado começa a se regenerar e o paciente tem a sensação de que está curado.
0 comentários:
Enviar um comentário