Azeites aromatizados são fantásticos para usar em saladas, massa ou simplesmente sobre uma fatia de pão artesanal. Fazê-lo - em vez de comprar - é super fácil e pode revelar-se uma prenda personalizada para partilhar com os amigos!
Comece sempre com os melhores ingredientes que puder comprar: um azeite de boa qualidade, ervas frescas e ingredientes orgânicos vão resultar num azeite cheio de sabor.
Lave todos os ingredientes que vai utilizar e deixe-os secar tanto quanto possível, de preferência durante a noite. As bactérias não podem proliferar no óleo, mas podem fazê-lo na água que existir nos restantes ingredientes.
Muito importante também é usar um recepiente que feche hermeticamente. Podem-se usar frascos de conservas ou garrafas com fecho de borracha. Não se esqueça de lavar e secar muito bem o recipiente.
Amasse as ervas gentilmente para que libertem o seu aroma e sabor e coloque-as dentro do recipiente. As especiarias podem ser ligeiramente torradas e esmagadas usando um almofariz e pilão. Frutas e vegetais, como as malaguetas ou os limões, podem ser cortados em rodelas finas.
Coloque o azeite no recipiente, feche-o e coloque-o num local fresco e escuro duante uma a duas semanas. O azeite vai absorver lentamente os sabores dos ingredientes nele contidos. Vá provando o azeite de vez em quando para ir verificando a evolução do sabor. Quando estiver do seu agrado, retire os ingredientes sólidos passando o azeite por um passador de rede e volte a colocar o azeite no recipiente.
Outra forma de fazer azeite aromático é aquecer o azeite e os ingredientes num tacho sobre lume médio/baixo até atingir os 180ºC (ou até levantar uma ligeira fervura). Depois, deixe o azeite arrefecer e retire os ingredientes sólidos, usando um passador de rede. Desta forma obtém um azeite aromatizado mais rapidamente e diminui o risco do crescimento de bactérias. Por outro lado, este método pode afectar o sabor final e a qualidade do azeite (mas é o método mais seguro).
Botulismo é uma grande preocupação na confecção deste tipo de azeites, especialmente nos que levam alho. O botulismo é uma forma de intoxicação alimentar rara que pode ter efeitos bastante graves, que tem origem numa bactéria (Clostridium botulinum). Por isso, certifique-se que segue todos os procedimentos necessários! Por norma, os azeites aromatizados mantêm-se em boas condições por um mês, especialmente se forem mantidos no frio. Se algum dos ingredientes mostrar estragos deve-se descartar o azeite imediatamente.
Combinações que me inspiram:
- Azeite + Alecrim
- Azeite + Alecrim + Alho
- Azeite + Manjericão
- Azeite + Malaguetas Secas
- Azeite + Casca de Limão
...
Para o resto é usar a imaginação se faz favor!